domingo, 16 de agosto de 2009

Cine-teatro: Jogo de cena



Este é mais um filme para quem gosta da arte de atuar.
Para quem não é da área, este é um trabalho de mímeses, ou seja, quando você tenta reproduzir na interpretação uma figura real.
O processo de baixar é o mesmo:
Clique no link, coloque na caixa as letras e números do Digite Isso, espere os segundos necessários e baixe o filme.
Depois, se puder, volte no blog e comente o que achou.







Trailer do filme


Este filme estreou em: 09 de Novembro de 2007

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, 23 delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, ao seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas
.

Diretor: Eduardo Coutinho
Elenco: - documentário -
Produção: Raquel Freire Zangrandi, Bia Almeida
Roteiro: Eduardo Coutinho
Fotografia: Jacques Cheuiche
Duração: 104 min.
Ano: 2007
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Matizar Filmes
Classificação: Livre

Crítica - Angélica Bito


Como sempre investigando com
extrema sensibilidade as histórias de seu
s personagens, o documentarista Eduardo Coutinho (O Fim e o Princípio) faz em Jogo de Cena um trabalho aparentemente simples, mas muito tocante, como é seu cinema em geral. Após selecionar um grupo de mulheres que em comum tinham a vontade de contar alguma história marcante em suas vidas para a equipe do cineasta, Coutinho recrutou um grupo de atrizes para interpretar a história dessas personagens, incluindo Marília Pêra, Fernanda Torres e Andréa Beltrão (as únicas atrizes conhecidas no elenco).

Jogo de Cena mistura as imagens das atrizes interpretando - dando depoimentos às câmeras como as personagens originais - e as entrevistas reais, criando mesmo esse jogo que o título sugere. O documentário evidencia essa capacidade de Coutinho de selecionar personagens fascinantes e de fazê-los se sentir à vontade a ponto de chorar e rir às suas câmeras. O diretor expõe os sentimentos das entrevistas de uma forma nada apelativa, não somente das personagens que contam suas tragédias, mas também das atrizes. Fernanda, Andréa e Marília contam como se sentiram durante a interpretação e todas se mostram bastante emocionadas.

Ao mesmo tempo em que investiga com curiosidade a capacidade das atrizes na composição de personagens, Jogo de Cena também toca na questão da separação entre dramaturgia e o documentário em sua mais funda essência, ou seja, o retrato da realidade.

Nenhum comentário: