A fala inicial do diretor teatral Francisco Medeiros :"É preciso ter a perspectiva da ação para não cair no vício do discurso sobre" resume bem os objetivos do Projeto Cena Norte que teve início no último sábado, 25 de setembro, no SESC Santana.
Organizado pela Cia Arte Tangível o encontro contou com a presença da Cia Daraus, a Cia Capadócia, a Cia BubiÔ FicÔ LÔ, o Coletivo Pi, a Cia Teatro Educativo, o Grupo de Dança Em Sonhos produtora Caleidoscópia, além do próprio SESC e de artistas independentes (veja o link das Cias na barra a direita em Visite).
Em três horas os artistas puderam trocar idéias do que seria mobilizar a área cultural da Zona Norte de São Paulo.
O ponto inicial que inquieta à todos é o perfil do morador da ZN e qual seria o interesse dele por arte e cultura, uma vez que o sentimento geral é de que nem os moradores, nem os artistas e nem o poder público vêem a região como um espaço de produção cultural.
Um exemplo citado: quando a Arte Tangível foi contemplada com a Lei de Fomento (clique aqui para ler a promulgação da lei de 2002) ela era o único ponto de cultura da Lei na ZN.
Diretor Francisco Medeiros fala sobre o movimento Arte Contra a Barbárie e a Lei de Fomento.
Outros temas tocaram as falas dos participantes como, por exemplo, o quanto os artistas ficaram felizes quando "o Sesc atravessou o rio" (Wilson Vasconcelos). Dani Ciasca, diretor
da Cia Daraus lembrou a todos dos espaços do projeto Quintas Culturais (clique aqui para ler sobre o projeto) e ressaltou que vê as dificuldades da Zona Norte como a possibilidade de, a partir da mobilização geral, formar um núcleo de cultura de qualidade na cidade de São Paulo. Também fez questão de demonstrar sua indignação com a paralização das obras do único teatro municipal da região, O Alfredo Mesquita (http://teatroalfredomesquita.blogspot.com/) .
Para dar sequência ao encontro foi definida uma nova reunião, dia 30/10, sábado, às 10h no Centro de Formação e Cultura Cia Daraus (clique aqui e veja como chegar). Neste encontro os grupos pensarão em propostas de ação para que o Cena Norte seja mais do que um encontro para passar a ser uma referência em mudanças culturais, como por exemplo foi os encontros do Arte Contra a Barbárie (clique aqui para ler o manifesto de 2002).
Você artista ou grupo cultural da Zona Norte está mais do que convidado.
Caso queira participar entre em contato com Dani Ciasca (ciadaraus@yahoo.com.br ) ou Fernanda Quatorze Voltas (fernanda14voltas@hotmail.com ) e mande seu nome, grupo e telefone para contato.
" A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte" Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto